quarta-feira, 28 de março de 2012

A importância da mulher na Pré História


      A pré-história é caracterizada justamente pela inexistência de documentos escritos. Por isso, não se sabe ao certo o papel da mulher no período pré-histórico. O que sabe-se é que a figura feminina tinha um enorme peso nas sociedades de todo o mundo. Não eram sociedades matriarcais, e sim matricêntricas, pois a mulher não dominava, mas as sociedades eram centradas nela por causa da fertilidade.
      Assim, pela sua inexplicável habilidade de procriar, as mulheres eram elevadas à categoria de divindidades. Os vestígios paleolíticos (um período da pré-história) revelam que o feminino ocupava um lugar primordial, pois deste período foram encontradas estatuetas femininas, pinturas e objetos, que cultuavam a mulher como um ser sagrado.
      A divisão do trabalho nas sociedades primitivas ocorreu entre os dois sexos, cabendo ao homem a caça e a pesca, e à mulher a coleta de frutos, evoluindo posteriormente para a cultura da terra.

3 comentários:

  1. Parabéns, gostei da sua contribuição.Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que as mulheres desta época faziam muito mais coisas, até deixar de grunhidos e ensinar a falar, para que seus filhos não comessem frutos venenosos. Começou a dar nomes, para tudo. Quanto aos homens uniram-se para caçar e trazer somente a caça e jogar nas cavernas aos cuidados das excelentes artesãs, que tiravam as peles dos animais para aquecer seus homens, crianças e a elas próprias
    Para não caminharem muito, começaram a fazer suas hortas, pomares para próximo de todos
    Enfim creio, que depois da caçada NADA mais os homens faziam além de descansarem.
    Ah, meu DEUS o que seria de TODOS os seres humanos se não fosse a dedicação, preocupação, "inteligência" da mulher para sobreviverem

    ResponderExcluir